Paginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009



Muro de Berlim - Novembro de 2007
Como é sabido por alguns, o ano de 2007, estava em temporada européia e no finalzinho da minha empreitada viajei por algumas capitais, dentre elas, Berlim, a capital da Alemanha. Foi uma semana incrível onde tive a oportunidade de conhecer a cidade com um morador local, minha amiga Julie, alema, nascida e criada nesta cidade. Conhecer a cidade com um nativo é muito mais interessante, pois ele te leva para os principais lugares, aqueles que com certeza nao se pode deixar de ir. E foi isso que ela fez. No meu penúltimo dia em Berlim, acho que no dia 26 ou 27 de novembro, inverno rigoroso na Europa, fui conhecer o Muro (local em que me encontro nessa foto. Tirei até um pedaco dele e trouxe... Veja só o que um turista é capaz de fazer...rs... Mas depois soube que todo mundo que vai lá faz isso e a fiscalizacao faz "vista grossa"... Esse ponto onde encontro-me na foto, é um lugar fatídico, onde muitos acontecimentos importantes ocorreram. Hoje é um local de cor, onde muitos artistas aproveitam para divulgar seus trabalhos e muitas pinturas foram feitas. Essa é uma parte da cidade, onde o muro continua intacto, do jeito que foi construido. Durante a visita, Julie foi me contando que ela era muito pequena, mas seus pais foram ate esse local, assim como muitos alemaes ajudar a destruir o muro que separava tantas pessoas, tantos ideais, tantos sonhos... Fiquei pensando em como deve ter sido dificil a vida naquele lugar onde muitos vezes pessoas tinham parentes e amigos separados por um muro... A cidade era toda sitiada, murada... Triste e fria... Nesse dia especialmente estava frio, muito frio... Eu estava acabada... Adorando minha semana alema, mas contando as horas para retornar ao Brasil depois de 1 ano...
No entanto, postei essa foto para lembrar que essa semana a queda do muro completou 20 anos... Exatamente no dia 08 de novembro de 1989, o país alemao pode ser um só... O símbolo da Guerra Fria fora destruído, desmoronando o comunismo na Europa Central e Oriental.
Berlim, apesar de nao ser uma das cidades mais belas da Europa, é uma capital que eu recomendo, principalmente porque passeando por suas ruas e olhando para os rostos dos seus habitantes, dá para visualizar como a história tantas vezes contada a nós na escola foi uma realidade dura e marcante para esta cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário