Paginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

E chega o verão...

Aproveitando o gancho do texto “ Aproveite, o verao está aí”, de Danuza Leão, publicado na revista Claúdia deste mês, autora que aliás gostaria de abrir um parêntesis aqui, é alguém que com certeza vale a pena conhecer através de seus textos e livros. Eu tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e pude perceber o quão elegante ela é. Elegante no sentido literal da palavra: Ela é simples, mas ao mesmo tempo fina e sofisticada, é educada como aquelas damas da época de ouro, comunicativa, sabendo expressar-se para qualquer grupo, inteligente... Enfim, é daquelas pessoas que conversam sobre tudo e tem a capacidade de se sair bem e ser querida nas mais diversas rodas sociais, desde as patricinhas de Beverly Hills a intelecutais da Academia Brasileira de Letras.
Mas, voltando a questão inicial, quero deter-me na última frase deste texto (...) “Ser séria é muito bom, mas tem hora. E essa hora só  começa lá para maio.” Engraçado como em Salvador, por exemplo, o verão toma conta da nossa vida... Ele realmente nos paralisa entre meados de dezembro, época da correria de natal onde temos que nos dividir entre sanar as pendências do ano que está acabando, arrumar a casa, a vida e o coração para a chegada do natal, comprar presentes para os inúmeros amigos secretos e o troca-troca de presentes atendendo ao apelo do comércio nesta época do ano, além de ter de comparecer a todas as confraternizações de finais de ano, pensar nas férias, no que é preciso renovar para começar o ano de “alma limpa”, onde se vai passar a virada além de ter de cumprir com toda a rotina do dia a dia que já é puxada por si só... Ufa... Toda essa maratona iniciada em dezembro só acaba domingo depois do carnaval. Quando o verão é curtinho como esse ano, ainda dá para suportar e quando carnaval é só em março??? Haja pique. Aqui em Salvador, a vida só comeca realmente nos eixos, a cidade só se reorganizar na segunda, que este ano será o dia 22 de fevereiro, o chamado “reveillon do baiano”.
Neste meio tempo, entre o reveillon e o carnaval, é o verão propriamente dito. A cidade é “invadida” pelos turistas, a temperatura aumenta, as praias, os bares do momento e os famosos ensaios estão bombando e o soteropolitano tenta conciliar a sua rotina que nesta época do ano está mais “light”, porque em Salvador é assim, o povo se deixa levar pelo clima de verão.  É cultura, é natural.... Namoros são desfeitos, amores são esfriados, o estudo fica um pouco de lado e agora o momento é de viver o verão... Ah, o verao... Chega o carnaval e aí é a apoteose, o momento aguardado durante o ano inteirinho, é unir-se aos turistas e se deixar levar por esta semana mágica, única ( uma semana inteirinha, carnaval em Salvador é assim) no calendário baiano. O que acho mais engraçado ou no mínimo curioso disso tudo é que nós soteropolitanos vivemos isso com tanta intensidade como se fosse um eclipse lunar que só fosse acontecer de novo daqui a no mínimo 12 anos ou se essa magia só ocorresse em nossa vida de 15 em 15 anos... Na verdade, Salvador é uma cidade mágica, divertida e animada o ano inteiro... Assim como as pessoas, ela passa por momentos em que é mais introspectiva como nos meses de julho e agosto, onde só pensa em si, em olhar para dentro como nos meses de maio e junho  e os momentos de preparação para grandes momentos como setembro a novembro. Nós nos esquecemos que o verão tem todo o ano, e que ele chega e vai embora da mesma forma e que no ano seguinte será tudo do mesmo jeito. Por isso, é hora de curtir, descansar, viver uma vida mais leve e alegre, deixando a possível “tristeza” e “amargura” ( se é que se pode viver assim em Salvador) para os meses vindouros, mas no entanto e ao mesmo tempo, o mês de janeiro e todas as alegrias que ele traz se vão e voltam sempre.

Um comentário:

  1. Realmente esse texto descreve exatamente oque penso! Parabéns! Marília.

    ResponderExcluir