Paginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia de quinta... Política!



Meus amigos e amigas,

Como hoje é quinta, conforme nosso calendário, é dia de discorrer acerca de um tema político ou referente a política brasileira ou ainda, sobre o sistema político brasileiro. No entanto, no dia de hoje irei postar um texto de Bertold Brecht (1898-1956) que foi um dramaturgo e poeta alemão. Seus trabalhos influenciaram principalmente artistas e teóricos do teatro contemporâneo. E dentre seus poemas, um dos mais famosos, é o analfabeto político, que nos remete a reflexão de como a política deve estar presente na nossa vida não só porque dentro de alguns meses estaremos escolhendo nossos próximos governantes, mas para que não sejamos alienados e termos uma opinião formada sobre a vida social em geral. Este é um ano de mudanças e só depende de nós escolhermos a mudança para melhor.Nada é para sempre, tudo pode ser mudado, pensemos nisso!

Um beijo e até a próxima,
Jamile



O Analfabeto Político
Bertold Brecht



"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Nada é impossível de Mudar.

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem
sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."
Privatizado
"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem
privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence."

Nenhum comentário:

Postar um comentário