Paginas

domingo, 18 de julho de 2010

Jean Charles, o filme - Filosofando

Pessoal,
Hoje assisti a um filme que há muito queria assistir, mas faltava-me tempo e oportunidade. Jean Charles é um filme que narra à história real de um imigrante brasileiro (assim como muitos) que foi tentar a vida em Londres. Um caso ainda sem solução já que os culpados pelo crime estão impunes e a família clama por justiça durante todo esse tempo.

Para mim, assistir a um filme como este foi emocionante e nostálgico. Foi rever lugares por onde passei quando visitei Londres e lembrar-me de amigos que ainda estão por lá com saudades da família e passando por todos os “perrengues” possíveis.

Lembrei de momentos de quando morava em Dublin e de muitas vezes que tive que engolir o choro quando ligava para o Brasil. São histórias minhas que irei dividir com vocês ao longo do tempo, quem sabe não dá um livro ou um filme também? Risos. Vocês vão ver que dá.

No entanto, o que mais chamou minha atenção no filme foi à mudança efetiva de comportamento que acontece com a gente quando passamos por uma experiência como essas. É algo forte, intenso e acredito que essa mudança é para sempre. Seremos sempre divididos, uma metade lá outra metade aqui. Um pedaço querendo ir outra parte querendo ficar. Depois de uma odisséia como essa damos mais valor às coisas mais simples da vida como sentir calor, a nossa boa comida e principalmente a nossa família. Como é difícil administrar a falta que eles nos faz quando estamos por lá...

Jean Charles, seus amigos e todos ainda que estejam por lá são vencedores e guerreiros assim como todos aqueles que ainda continuam por lá.

Entretanto, retornar para casa também é algo difícil apesar da saudade que sentimos. Retornar definitivamente e deixar toda aquela vida construída por lá com tanto esforço também é difícil. Voltar e ver que tudo o que ficou onde estava e nada foi mudado. As pessoas são as mesmas com suas alegrias e frustrações, os lugares são os mesmos, as idéias e voltamos cheios de vida nova, de energia nova e nos deparamos com a mesma realidade...

Por isso que eu entendo perfeitamente a atitude da personagem Vivian no filme. Depois da tragédia que se abateu sobre Jean ela retorna ao Brasil, mas não se adapta apesar de estar com casamento marcado. Depois de uma experiência de sangue, suor e lágrimas o céu é o limite.

Contudo, sou uma grande incentivadora de pessoas que tem a vontade de passar um tempo fora e ver a vida com outros olhos. Eu, graças a Deus e a minha mãe, tive o privilégio de poder viver uma das melhores e mais sofridas fases da minha vida na Irlanda que irei contar com detalhes para vocês. E estou sempre a disposição para ajudar.

Assistam Jean Charles, o filme, além de ser uma belíssima história de vida podemos ver a atuação brilhante e impecável de um ator genuinamente brasileiro: Selton Mello.

Um beijo e até a próxima,

Jamile

OBS.: Essa é uma foto minha recém chegada nas ruas de Dublin.

Um comentário:

  1. Eu vi o filme e me senti muito identificada, primeiro por ter vivido em Londres e ter conhecido pessoas que viviam da mesma forma que ele e segundo porque de fato sigo morando fora do Brasil e nessa brincadeira completo este mes 5 anos morando fora. Construi uma vida, uma estrutura e nao penso em deixar isso pra trás apesar da saudade. Viver fora, seja lá onde for, é uma experiencia unica, enriquecedora e só tem ideia quem passou por isso, no caso do filme foi uma experiencia tragica, mas eu encaro isso como fatalidade, enfim. Parabéns pelo blog, um beijo grande, cheio de saudades, Michele

    ResponderExcluir