Paginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Voltei, para ficar! Risos.

Pessoal,

Tudo bem? Saudade de escrever aqui no blog! Andei sumida, mas foi por uma boa causa que irei contar aqui agora para vocês.

Semana passada (05 a 09 de Julho) estive em Brasília e, diga-se de passagem, foi a minha primeira visita á capital do nosso país e foi uma semana incrível e inesquecível. O motivo da minha visita á capital federal foi para participar do estágio visita da Câmara dos deputados, programa este que contempla universitários indicados por algum deputado federal. Este, pode indicar apenas 2 universitários por ano. A indicação não é só para filiados e apadrinhados desses políticos é direito de todo estudante universitário brasileiro. Por isso, se você tem interesse em participar mande um e-mail ou ligue para o maior número de deputados possíveis e solicite a indicação, terão muitos que terão o maior prazer em indicar. Uma outra informação importante é que o programa contempla universitários de qualquer área do conhecimento, embora 90% desses universitários sejam estudantes de Direito, devido ao conteúdo programático dos cursos e palestras.

Mas, qual a importância de participar de um programa desses? A principal importância é adentrar no ambiente “secreto” da política nacional, além de desmitificar pré-conceitos em relação a ser político no Brasil. Além disso, é reconhecer que a política faz parte da nossa vida, do nosso cotidiano e mais do que isso é aprender que no dia das eleições o que na realidade fazemos quando apertamos a tecla confirma na urna eletrônica, estamos assinando um cheque em branco para nossos candidatos administrarem nossa vida em coletividade. Para saber votar, para saber escolher os nossos melhores representantes não é preciso entender nem mesmo gostar de política, é preciso votar consciente e para isso é necessário ter memória, ficar de olho no mandato, além disso, ficar atento no presente, mas principalmente no passado desse político para que possamos vislumbrar quem ele poderá ser e fazer por nós no futuro. Atualmente, têm-se várias formas de obter todas essas informações. Há algumas semanas foi aprovada até uma lei (a lei da ficha limpa) para punir aqueles que já foram condenados pela justiça. Enfim, tudo isso foi ratificado na minha formação política durante essa semana e serão essas informações que pretendo compartilhar com vocês. Mais do que refletir sobre tudo isso, pude presenciar como uma proposição vira projeto de lei e depois uma lei propriamente dita. Vivi na prática o dia a dia de um deputado e podem acreditar, eles trabalham e muito (se ganham ou não mais do que o suficiente para realizar esse trabalho é outra história e parte da culpa pode crer é nossa também, já que somos nós quem elegemos eles e eles é quem fazem as leis) e entendi o porque que a maioria fica lotado em Brasília de terça a quinta. Ou seja, aprendi nessa semana a não falar besteiras por ai a respeito do que antes não sabia (o que já não fazia) e entender um pouco de toda a sistemática da política brasileira. Por isso, é que a partir de agora me sinto na obrigação até mais do que antes em compartilhar toda essa minha experiência política com vocês e juntos podermos no dia 03 de outubro escolher os melhores representantes para nosso país. Quem tiver oportunidade, visitem Brasília, a Câmara dos deputados, mande e-mail, telefonem, visitem seu candidato já que as portas das Casas administrativas do nosso país estão abertas e, quem puder, façam o possível para ingressarem e viverem a política do nosso país tão sofrido e carente de boas ações e vontade política.

Em breve, postarei o que de fato aconteceu de mais interessantes nos dias que passei por lá.

Um abraço e até a próxima,

Jamile


Nenhum comentário:

Postar um comentário