Paginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Polêmica à vista.


Pessoal,

   2011 já começou no agito, com polêmica no âmbito do Direito. O que vocês acham sobre a possibilidade de não haver exame de Ordem para formar novos advogados? Vocês acham que saindo da faculdade têm-se o conhecimento suficiente para decidir o futuro de pessoas, ou melhor, de muitas vezes da liberdade das pessoas? Eu acho que o Exame, mesmo com as falhas que a gente sabe que existem, aufere algum conhecimento sim.

   Ao final do curso, temos um motivo a mais para nos empenhar e estudar pois se isso não acontecesse, qual seria a motivação, sejamos sinceros, iríamos mesmo estudar para valer? Acho que não, pois temos 5 anos para fazer isso e o que se vê é que a grande maioria não o faz, como se pode constatar nas estatísticas de reprovação dos professores da graduação.

   Na minha opinião, esta questão é mais relacionada ao ensino jurídico dado nas faculdades do que propriamente ao exame, já que se tivéssemos um ensino de qualidade, com professores qualificados, acho que, neste caso, o exame poderia ser dispensável sim. Mas tal não ocorre, aliás, está longe de acontecer devido a proliferação dos cursos a cada ano.

   Aliás, esta questão é algo muito além. A questão do ensino está relacionado às bases, lá na escolinha quando estamos sendo alfabetizados, este, sim, é o cerne da questão. Enfim, estamos emaranhados num ciclo vicioso e já que não há uma solução plausível no momento, eu sou totalmente a favor do exame do jeito que ele é, mesmo com "medinho" dele, já que em poucos meses, estarei submetendo-me a ele. Ai, meu Deus!!!

Estou na torcida para que o STF derrube a liminar dada pelo desembargador Dr. Vladimir Souza e que continuemos sendo submetidos ao Exame de Ordem e acabar de vez com essa polêmica. Vale ressaltar que outras profissões também estão "aderindo" ao modelo adotado pela OAB, como é o caso do Conselho de Contábeis. Os médicos, há muito já se submetem à sua residência e espero, sinceramente, que outras profissões também adotem. Claro, que um simples exame não mede o conhecimento nem o profissional que cada um será no futuro, entretanto, ninguém pode negar que o exame é o motivador para o estudo total e irrestrito, e é nisso que me baseio.

Segue, abaixo, as últimas notícias sobre o assunto:

TRF considera em liminar Exame de Ordem inconstitucional

16 de dezembro de 2010 • 20h13

O desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, concedeu liminar que considera o Exame de Ordem inconstitucional. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou nesta quinta-feira e disse que a decisão "é virar as costas para a realidade, é virar as costas para o mau ensino que se pratica no Brasil".

"A Constituição diz - e isso é citado na decisão do desembargador - que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, 'atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer'. É justamente essa qualificação profissional que a lei estabeleceu: para que a pessoa possa ser advogado, tem que fazer o Exame de Ordem, a fim de que se verifique se ela, enquanto bacharel, futuro profissional, operador do Direito, tem condições, ainda que mínimas, para ingressar no mercado", diz o presidente da ordem, Ophir Cavalcante.

A ordem afirma que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão. "Para a Ordem, seria muito confortável não ter o Exame de Ordem, ela teria 2 milhões de advogados hoje; nós somos 720 mil advogados hoje. Mas a OAB não está preocupada com a quantidade - seria até confortável se assim fosse, pois todas as instituições com um número grande de pessoas se torna mais forte. Mas, repito, ela não está preocupada com quantidade e sim com a qualidade de seus quadros", diz o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.





Um comentário:

  1. Todos os universitários de quaisquer área deveria fazer uma prova no final do curso. É importante, isso motiva o aluno á buscar novas fontes de conhecimento.

    www.SexoAmoreVidagens.blogspot.com

    ResponderExcluir