Paginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Para que serve um Senador?

Hoje é dia de quinta, dia de falar sobre política!


E seguindo a seqüência hoje é dia de falar um pouco sobre os cargos políticos que serão alvos dos nossos votos nas próximas eleições de outubro. Hoje o cargo de Senador da República será tema do post.

A maioria das pessoas não sabe qual a utilidade do Senador. Cada uma das 27 unidades da Federação tem direito a três vagas no Senado Federal, e cada senador é eleito para um mandato de oito anos. O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil. Foi criado junto com a primeira Constituição do Império, outorgada em 1824. Ele foi inspirado na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a República foi adotado um modelo semelhante ao do Senado dos Estados Unidos.

Atualmente, o Senado Federal possui 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subseqüente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da República, governador de estado, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais.

Sua função principal e a mais conhecida é fazer leis. A Casa pode iniciar projetos de lei ou ser a 2ª instância dos projetos que saem da Câmara dos Deputados: nesse caso, eles são aprovados, emendados ou reprovados pelos senadores. No entanto, Na prática, porém, a principal função da Casa é garantir o equilíbrio federativo. Isso quer dizer que o Senado atua mais ou menos como o defensor dos estados fracos e oprimidos, ou seja, como uma federação, o Brasil é composto de estados autônomos, que possuem governos e instituições próprios, como a polícia. “Em países federativos como o nosso, a Câmara dos Deputados representa a população e o Senado representa os estados”.

Atualmente, quem representa a Bahia no Senado Federal são os Senadores João Durval, César Borges e Antônio Carlos Magalhães Júnior, este último era Suplente do seu pai, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, falecido em 2007. Na eleição de 2010, será renovado apenas um terço do Senado Federal. E por enquanto, as chapas dos Partidos estão se formando, vamos aguardar para escolhermos nosso candidato (a).

Um beijo e até a próxima,

Jamile

Nenhum comentário:

Postar um comentário