Paginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REFLEXÕES BRASILEIRAS



Ouço muito por ai que todos os políticos são corruptos, ladrões e outras coisas mais. Mas estas mesmas pessoas esquecem que são elas mesmas que fazem questão de contar como se fosse a melhor coisa do mundo que burlaram a receita federal emitindo notas frias, que furaram filas, que dão o jeitinho brasileiro, que compram e não pagam, só para citar algumas peripécias desse “ espertinhos”. Há bons políticos e maus políticos. Não só o Brasil, mas todo o mundo está cheio deles, assim como em qualquer profissão e setor da sociedade. No entanto, no caso dos políticos, cabe a nós colocar lá apenas os bons, os melhores ao contrário do que pode ocorrer numa empresa privada. Na iniciativa privada, não temos diretamente o poder de tirar do quadro aquelas pessoas que burlam o sistema, mas os políticos, só nós temos esse poder. É só parar para pensar: Se fazemos escolhas ruins, todo o sistema girará de forma discrepante atingindo as leis (pois quem as faz são eles – os políticos- já que o judiciário apenas as aplica) e assim a roda girará de forma irregular, gerando mais impunidade e incentivo para que haja mais corrupção.

Muitas vezes me perguntam por que pretendo entrar na política. Respondo com toda a certeza que não fui eu quem escolheu a política, mas foi ela quem me escolheu. Acho que foi um bom casamento, pois tenho vocação e gosto para a coisa, além de estar preparando-me ao longo da minha vida. Entretanto, às vezes me perguntam para que eu queira entrar na política. Com essa pergunta, respondo com uma negativa: Não vou mudar o mundo, nem o Brasil e nem tenho essa pretensão, mas quero, aliás, quero deixar minha contribuição para aqueles que precisam, até porque a política não é e nem será minha profissão, mas sempre uma vocação.

Por isso, vamos refletir sobre as nossas atitudes e pensamentos porque ficar de braços cruzados dizendo que o país não tem mais jeito é muito fácil sentar de camarote e criticar, mas arregaçar as mangas e pensar em soluções é mais complicado. Para que? Por que faria algo pelo Brasil? Por que não nos revoltamos, não reivindicamos? Se houvesse união em prol do Brasil, e não apenas na Copa do mundo, seria mais fácil encontrar soluções e pressionar os governantes para as nossas deficiências. Mas, ao contrário, nunca fazemos nada e sempre criticamos que tem interesse e vontade de fazer algo. Precisamos falar mais sobre política, conversar com nossa família e amigos para que cheguemos à melhor opção.

O Brasil já nasceu sendo um país explorado por pessoas corruptas e muitos desses hábitos foram herdados por nós e praticados até hoje depois de muitos anos. Uma forma de entender tudo isso é fazendo a leitura do livro 1808 de Laurentino Gomes, onde ele relata de forma bem humorada as agruras que o Brasil passou ao longo do tempo para que hoje fosse um país “livre”.

Vamos pensar mais no Brasil, independente dos governantes, vamos fazer o futuro que nós queremos, uma andorinha faz verão sim e se cada um fizer a sua parte com certeza teremos uma país muito melhor, porque é isso que importa!

Um abraço e até a próxima,

Jamile Calheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário